Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2014

hieroglifos uma escrita misteriosa resucitada 1822







Hieróglifo é um termo que junta duas palavras gregas HIERO quer dizer sagrado e GLIFO quer dizer escrita . Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados". Sobretudo escrever era complicado porque foi a arte de disenhar os sinais inteiros , uma coruja tem que ser disenhada como uma coruja perfeita e nao e um passarinho porque se dara uma imagem diferente muda a leitura e por tanto o significado . assim para escrever a pessoa tem que ser um artesao habilidoso para mostrar as imagens como sao .
O erro que muita gente hoje dia faz e isso . considerar o hieroglifo como lingua , mas na verdade nunca foi uma lingua e uma forma de escrever o antigo egipcio falado aqui no egito desde as alvores da historia ate mitade do seculo sete depois de cristo . assim o povo egipcio so falou duas linguas desde o inicio da vida no planeta ate hoje . primeiro a lingua antiga egipcia e issa que foi escrita com varias formas os sinais dos hieroglifos e uma das formas , e por volta do ano 642 os egipcios depois da conquista arabe muculmana comecaram a mudar a lingua original deles para o arabe , esta mudanca demorou bastante tempo porque so no seculo dez a maioria dos egipcios ja falavam arabe . isso com certeza tem muito a ver com a religiao nova que comecaram a adotar ( o islao ) la o arabe era necessario para poder entender de que se trata esta nova fe .
Esta escrita sem exageracao pode ser o sistema completo mais organizado de uma lingua antiga . esta baseada nos sinais ( pena , passaros , animais , ferramentas e outros tantos objetos que eles viam e utilizavam nas atividades do dia a dia ) cada sinal ou simbolo nao se trata de uma palavra , nao era assim . cada sinal era um fonema de uma palavra ( este fonema pode ter um sonzinho so , pode ter 2 , pode ser 3 e ate 4 sonzinhos ) achamos palavras compostas por um fonema so e outras por mais de um . e so no ano 1822 foi proposto que não necessariamente as imagens e simbolos utilizados querem dizer o que aparentemente representam, pois a lógica está exactamente na sequência de símbolos e não em sua abstracção em si.
Com o passo do tempo , a dificultade desta escrita obrigou os egipcios a procurar uma forma mais simples para escrever por tanto aparceram mais de uma forma , a segunda depois do hieroglifo foi a DEMOTICA , esta escrita tem os mesmos sinais mas disenhandos de um jeito mais simples de uma forma que qualquer pessoa pode disenhar portanto foi a escrita mais comum nas atividades de dia a dia ate as criancas no antigo egito a utilizavam nas escolas e temos muitas evidencias disso . a terceira forma foi a HIERATICA com sinais cursivos e nao foi muito utilizada . a quarta forma e muito importante porque gracas a esta forma a gente hoje sabe ler a lingua antiga egipcia , esta quarta forma de escrita chama-se COPTO , se trata da lingua antiga egipcia escrita com letras de alfabeto antigo grego , esta escrita ajudou muito para saber a pronuncia das palavras da lingua antiga egipcia , ate hoje tem monges e sacerdotes que sabem ler esta escrita .
Agora como se le a escrita do hieroglifo , de direita para esquerda ou de esquerda para direita ???? depende da orientacao dos sinais , como ? assim num texto se os sinais ( tipo passaro , bicho por exemplo ) esta virados para direita a leitura tem que ser em contra da orientacao , quer dizer de direita para esquerda . e se os sinais estao virados para esquerda neste caso a leitura tem que ser de esquerda para direita por isso e impossivel achar um texto que tem dois sinais enfrentados tem que ser todos virados para a mesma direccao ( ou seja tudo para a direita ou seja tudo para a esquerda )
Os hieróglifos foram usados durante um período de 3500 anos para escrever a antiga língua do povo egipcio
Existem inscrições em hieroglifos ha mais de 4000 mil anos antes de cristo ate 24 de agosto de 394 , data aparente da última inscrição hieroglífica, numa parede descoberta na ilha fila , no templo da deusa isis .
Durante mais de três milénios em que foram usados, os egípcios inventaram cerca de 6900 sinais. Um texto escrito nas épocas dinásticas não continha mais do que 700 sinais, mas no final desta civilização já eram usados milhares de hieróglifos, o que complicava muito a leitura, sendo isso mais um dos fatores que tornavam impraticável o seu uso e levaram ao seu desaparecimento.
Jean-francois champollion( 1790 – 1832 )
Um rapaz novo frances apaixionado pelas linguas e escritas antigas desde pequeno ( simplesmente o pai dele teve uma livraria ) . veio para esta livraria um dos xerox da famosa pedra de rosetta encontrada no egito ano 1798 a maos de um dos soldados da expedicao napolionica mais tarde deslocada para londres , lugar que ate hoje se encontra . esta pedra foi escrita no ano 196 antes de cristo pelos sacerdotes do templo de ptah na cidade de MENFIS para agradecer ao rei grego do egito PTOLOMEU quinto . por isso a pedra teve o mesmo conteudo em 3 escritas 1) hieroglifos , escrita tipica dos templos . 2) demotico , escrita mais comum para o povo egipcio . 3 ) antigo grego , escrita que o rei pode ler .

O champollion aproveitou muito todos os estudos feitos antes com um obelisco que esta hoje dia tambem em londres ( kingston park ) data da epoca de Cleopatra e Ptolomeu e tem os nomes dos dois . issa foi a chave para descifrar os sinais da escrita dos hieroglifos ( os nomes das pessoas ) porque se sabe certinho que os nomes das pessoas nao se mudam de uma lingua para outra .

Mas afinal, de que maneira Champollion chegou à decifração dos hieróglifos? A primeira palavra do texto em grego da pedra de Roseta que ele identificou entre os hieróglifos foi o nome de Ptolomeu, formado por oito sinais envolvidos por um cartucho. Inicialmente teve dificuldades em interpretar os símbolos porque continuava apegado à idéia de que a escrita egípcia era ideográfica. Quando raciocinou que por ser um nome grego, ou seja, estrangeiro, dificilmente poderia ter sido grafado com ideogramas, e que provavelmente fora escrito da maneira como era pronunciado, procurou transpor o nome da língua grega para a egípcia. Para alcançar esse objetivo o linguista francês percorreu um caminho reverso. Partindo da forma grega do nome, Ptolemaios, verteu o nome, som a som, do grego para o copta, deste para o demótico, daí para o hierático e, finalmente, para os hieróglifos. O resultado a que chegou foi Ptolmys. Embora ele soubesse que sinais inscritos em uma elípse indicavam o nome de um faraó, não sabia estabelecer o sentido da leitura e, assim, não era possível descobrir a correspondência entre as letras e os hieróglifos.
Quando Champollion teve acesso à inscrição de um obelisco descoberto em Philae, as coisas se tornaram mais claras. O monumento também continha um texto grafado em hieróglifos, demótico e grego, no qual aparecia o nome de outro faraó, Ptolomeu Evergetes II, e, pelo que pode ser deduzido pela inscrição grega ao pé do obelisco, o de sua esposa Cleópatra III. Comparando os cartuchos de Ptolomeu e Cleópatra, notou que possuíam em comum os sinais que representavam as letras P, T, O e L. Havia um pequeno complicador porque os dois sinais para a letra T eram diferentes em ambos os cartuchos. Ele deduziu, porém, acertadamente, que eram sinais homófonos, isto é, eram símbolos iguais para o mesmo som como o que acontece, por exemplo, com F e PH. A conclusão lógica foi a de que alguns hieróglifos tinham mesmo o valor de letras. Desse ponto em diante seus trabalhos tomaram rumo decisivo. A partir das quatro letras conhecidas foi possível deduzir, por suas posições, as que faltavam. Passou a contar, então, com um total de 12 fonogramas identificados. Aplicou-os a um terceiro cartucho e conseguiu decifrar o nome de Alexandre, escrito como Alksentrs.
Assim champollion conseguiu abrir o caminho para os pesquisadores para uma longa corrida de trabalho e estudos para saber mais detalhes desta escrita misteriosa . isso foi no ano 1822 e tudo isso antes de visitar egito . uma nova ciencia nasceu EGIPTOLOGIA e ate hoje chapollion esta considerado como o pai da egiptologia .